FALE CONOSCO: (67) 3409 1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML

A Cooperativa

Voltar


História

Em 16 de Dezembro de 1978, nascia em Naviraí a Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense Copasul, fruto da visão futurista e empreendedora do trabalho de vinte e sete cotonicultores, em sua maioria pertencentes às famílias, Kamitani e Suekane. A missão era promover o fortalecimento e crescimentos dos seus Cooperados atendendo com excelência para garantir a satisfação dos seus clientes Cooperados. Atualmente, a Copasul tem mais de 800 cooperados, e atua no fornecimento de insumos, assistência técnica, comercialização de grãos, unidade industrial de fecularia e fiação, além de irrigação. 
 

Mensagem do Presidente

Na acolhedora região sul do Mato Grosso do Sul, com ajuda de Deus iniciamos a construção de um projeto cooperativo baseado num ideal de honestidade e no compromisso de trabalhar para construir relacionamentos sólidos com cooperados, colaboradores, clientes, fornecedores e com a comunidade onde vivemos. Trinta anos depois, com a ajuda de todos e vencendo imensos desafios, consolidamos nossa marca.

A qualidade de nossos produtos e serviços é garantida por uma equipe de profissionais altamente qualificada e comprometida com nossos valores. Ao mesmo tempo em que trabalha para articular a criação de um ambiente favorável à sustentabilidade dos agricultores, a Copasul atua para elevar o nível de tecnologia e competitividade dos cooperados.

Linha do Tempo

1978 • Sede Administrativa: Inaugurada em 16 de dezembro de 1978,  na Rua Marte, nº 65, onde funcionava a Sede Administrativa com os setores administrativo, agronômico, pessoal, contábil, comercial, gerências e diretoria;

1980 • Usina de beneficiamento de algodão: Com o propósito de agregar maior valor à produção de algodão da região, na década de 80 foi inaugurada a primeira usina de beneficiamento de algodão, com capacidade de produção inicial de 12 fardos/hora, na época a mais moderna do Brasil, primeiro investimento da Copasul.

1986 • Silos Aeroporto: Inaugurada com capacidade inicial de armazenamento de 8 mil toneladas, sua implantação teve como objetivo principal atender as necessidades dos associados que diversificaram suas lavouras com o plantio de soja, milho e trigo. Em 2003, devido ao crescimento constante das áreas de lavoura, a cooperativa realizou o maior investimento neste setor. Com a instalação de equipamentos modernos, ágeis e de grande capacidade, tornando-se uma das maiores unidades graneleiras do estado. Assim, a estrutura atual é suficiente para atender a demanda da região, dando tranquilidade aos associados.

1990 • Entreposto Itaquiraí: Inaugurado com capacidade de recebimento e armazenagem de 200 mil arrobas de algodão em caroço. Atualmente é o Silos Itaquiraí, voltado para o recebimento de grãos.

1991 • Silos Deodápolis: Inaugurado com capacidade de armazenamento de 12 mil toneladas de grãos, após a aquisição de mais um armazém em 2003, ampliou sua capacidade para 42 mil toneladas de grãos, permitindo que os agricultores aumentasse e diversificassem suas lavouras.

1996 • Fiação: Com o crescimento da cooperativa, foi preciso agregar valor ao algodão em pluma dos associados, por isso, foi inaugurada a Fiação da Copasul, com capacidade inicial de produção era de 200 toneladas de fios 100% algodão, cardado. No ano seguinte, com aquisição de mais uma fiadeira-bobinadeira, teve produção ampliada para 300 toneladas por mês. Em 2004, a Fiação recebeu a certificação Belcoro, que é um reconhecimento internacional pelo padrão de qualidade superior dos fios produzidos. Com a aquisição de 4 novas máquinas, no ano de 2005, sistema open-end, possibilitou a produção de outros fios, ampliando sua produção para 600 toneladas por mês e depois para 650 em 2008. A modernização dos maquinários foram se sucedendo e trazendo cada vez mais qualidade a produção, aumentando em 17% a capacidade produtiva de fios100% de algodão. Hoje, a produção é de 700 ton/mês.

2001 • Usina de beneficiamento de algodão Maracaju: Considerada uma das mais modernas de Mato Grosso do Sul, foi Inaugurada com capacidade de beneficiamento de 10 fardos por hora, com tecnologia de descaroçamento de última geração.

2006 • Silos Caiuá: Com necessidade de segregar a produção de cereais convencionais e transgênicos, bem como atender as exigências do mercado internacional no rastreamento da origem e a tecnologia aplicada na produção, foi adquirido em 2006 mais uma unidade de recebimento de cereais no município de Naviraí, com capacidade inicial de 18 mil toneladas.

2008 • Torrador de Resíduo: Com o grande volume de resíduos provenientes do recebimento de grãos da lavoura, em 2008 foi adquirido um torrador para beneficiar os resíduos de soja e milho com o propósito de agregar maior valor aos subprodutos da cooperativa.

2008 • Nova Sede: Para comemorar os 30 anos da Copasul, foi inaugurada uma Nova Sede Administrativa, localizada na Av: Campo Grande, próximo ao trevo dos Tucanos. As novas instalações proporcionam melhor qualidade nos atendimentos aos associados, clientes, fornecedores e prestadores de serviços, além da melhoria no ambiente de trabalho para os colaboradores.

2010 • Maracaju: Com o objetivo de atender os cooperados da região de Maracaju, em 2010 iniciou a construção da unidade armazenadora e seu projeto foi desenvolvido com os maiores padrões de qualidade, sendo inaugurado em 2011 com capacidade estática de 490 mil sacas. Logo após, em 2012 ocorreu uma ampliação, aumentando para 940 mil sacas.

2010 • Deodápolis: A primeira etapa de investimentos da Unidade I foi realizada com um tombador para caminhões. Na sequência a Unidade II com a construção da nova sala de classificação, balança rodoviária com capacidade para 100 toneladas e moega com tombador para bi trem.

2012 • Unidade de Recebimento de Grãos de Itaquiraí: A unidade foi construída com equipamentos de alta tecnologia de automação para atender os cooperados da região, com capacidade estática de 27 mil toneladas.

2012 • Silos Aeroporto: Neste ano, a unidade passou por uma ampliação através da construção de um armazém graneleiro fundo “V” com capacidade de armazenamento de um milhão de sacas. Após ampliações, a unidade graneleira obteve a capacidade de armazenamento estática de 180 mil toneladas.

2012 • Unidade Agroindustrial de Fecularia: Este projeto diversifica culturas e negócios da cooperativa, e foi inaugurado em 2012. As atividades começaram com capacidade de processamento de 200 toneladas/dia, alavancando toda a cadeia agrícola da cultura da mandioca no município. Com equipamentos de última geração para a produção de fécula, o objetivo da Copasul é conquistar mercado através da qualidade de seus produtos. Para atender a demanda da produção, a unidade está passando por ampliações, aumentando sua capacidade para 600 ton/dia, com previsão para o início de 2014.

2012 • Deposito de Fardos de Algodão em Pluma na Fiação: O armazém de pluma com 2.557 m2, construído na Fiação foi um investimento em estrutura física realizado em 2012 com a finalidade de armazenar pluma para consumo da fiação, evitando as despesas com transporte entre as unidades. Também disponibiliza o antigo armazém de pluma para insumos agrícolas, possibilitando maior capacidade de armazenamento dos insumos agrícola. A capacidade de armazenamento do depósito de pluma é de 11 mil fardos ou 2.250 toneladas.

2013 • Unidade de Novo Horizonte do Sul: A unidade de armazenamento e recebimento foi inaugurada recentemente no município de Novo Horizonte do Sul para atender os associados daquela região, oferecendo toda a estrutura necessária com capacidade estática de 27 mil toneladas.

2013 • Unidade de Dourados: Unidade de Dourados: Está sendo construída em Guassu distrito de Dourados, uma unidade com silos metálicos, secadores e tulhas de resíduos centralizada para recebimento e armazenamento de grãos com a capacidade estática de 490 mil sacas, prevista para iniciar suas atividades para a safra da soja 213/2014.

2015 • Unidade de Irrigação: Em 2015 a Copasul firmou parceria com a fabricantes do pivô Valley. Atualmente, a Cooperativa oferece todo o apoio para projetos e instalação de pivôs.

2016 • Unidade de Nova Andradina: No dia 18 de março a Copasul inaugurou sua Unidade em Nova Andradina. O foco é atender os produtores da região, com assistência técnica e fornecimento de insumos.