FALE CONOSCO: (67) 3409 1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

img_7870

Palestra sobre segurança do trabalho traz informações importantes a colaboradores

27, Jul de 2019
Voltar

Palestra foi ministrada por Eduardo Monteiro da Rocha, especialista em Segurança do Trabalho

 

Da Assessoria Copasul

 

Na sexta-feira (26), em dois períodos, uma palestra foi ministrada na Associação Esportiva e Recreativa da Copasul (AREC) no contexto das ações do setor de Segurança do Trabalho da Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense – Copasul com o tema “Segurança no trabalho é responsabilidade de todos”. A campanha é alusiva ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorado neste sábado, dia 27.

 

A palestra beneficiou pelo menos 140 colaboradores (nos dois turnos) que receberam informações estatísticas importantes e ficaram atentos a curiosidades que o palestrante Eduardo Monteiro da Rocha, especialista em Segurança do Trabalho, trouxe aos espectadores.

 

Segundo Eduardo, de 2012 para 2018 o número de acidentes de trabalho caiu no município de Naviraí, totalmente na contramão do Brasil, que é o 4° país no ranking mundial de acidentes de trabalho. No entanto, o cuidado deve ser sempre o mesmo, para que os números sejam os melhores possíveis e, para isso, a prevenção é fundamental. “Não adianta ter o conhecimento sobre a segurança e não colocar em prática. É preciso que despertemos. Se não fazemos, temos que fazer. Se fazemos, temos de melhorar”, disse.

 

Conforme o supervisor administrativo da Copasul, Leandro Passarini, a cooperativa registrou 11 acidentes de trabalho em todo o ano de 2018, em todas as 16 unidades nos 9 municípios, o que mostra um caminho que está sendo trilhado e que precisa continuar. “Temos como meta zerar isso. Mas é uma construção que conta com a participação de todos os colaboradores”, disse.

 

Neste ponto, o especialista que palestrou destacou positivamente o perfil de prevenção de acidentes que a Copasul tem como “um ponto fora da curva”. “A Copasul tem como valor cuidar dos trabalhadores. Sinto que é o maior patrimônio que a cooperativa tem. Todos podem seguir este exemplo que está no centro do pensamento cooperativo: o cuidado com o próximo”, disse Eduardo.

 

Do Silos Aeroporto, o encarregado de manutenção mecânica, Diego José Rodrigues destacou as curiosidades que mudam o jeito de pensar, mas sobretudo, que reforçam a responsabilidade de cada colaborador. “São dados e novidades importantes que o palestrante trouxe que a gente não tem conhecimento às vezes. Trabalhamos em um local de risco, mas o risco maior não muda o fato de que temos que usar equipamentos e respeitar regras como em qualquer outro lugar”, disse.

 

O balanço geral foi positivo do ponto de vista da cooperativa. O presidente Gervásio Kamitani, que esteve presente nas unidades através de uma mensagem passada em vídeo, destacou a importância de buscar a excelência no cuidado com a segurança. “Cada colaborador é importante e ele deve ter ciência do quanto a saúde e o bem-estar físico dele são importantes, primeiro, para ele mesmo e para sua família”, pontuou.